terça-feira, 22 de dezembro de 2009

WIKISPACE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Você já ouviu a expressão Wikispace? Se não ouviu, provavelmente é porque essa ferramenta é uma invenção bastante recente. Existe há pouco mais de três anos. O seu uso como recurso pedagógico é ainda uma experiência. A palavra Wiki significa um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos por várias pessoas geograficamente distantes. Trata-se, então, de um espaço onde você pode criar páginas sobre qualquer tema, com arquivos e imagens.
Definindo melhor a concepção de Wikispace, os pesquisadores portugueses o caracterizam da seguinte maneira: é um sítio (site) na Web para o trabalho coletivo. A estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos criados por outros autores. O Wiki possibilita o desafio do que pode ser a comunicação on-line.
É possível editar ilimitadamente qualquer documento, dispensando baixá-lo no computador.
As tarefas são realizadas on-line e ficam armazenadas na rede. Menos utilizado que o blog, o espaço Wiki permite também a colaboração e a autonomia dos autores, construindo rede de relações. Rede porque o Wikispace permite introduzir link para blogs, fotoblogs, sites etc.
Lembrando o próximo volume deste material de apoio destina uma unidade especialmente
aos procedimentos que envolvem os Wikis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário