terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SITES HOSPEDAGEM GRÁTIS DE BLOG

http://www.uniblog.com.br
http://www.blogger.com.br
http://www.terra.com.br

WIKISPACE: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Você já ouviu a expressão Wikispace? Se não ouviu, provavelmente é porque essa ferramenta é uma invenção bastante recente. Existe há pouco mais de três anos. O seu uso como recurso pedagógico é ainda uma experiência. A palavra Wiki significa um sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos por várias pessoas geograficamente distantes. Trata-se, então, de um espaço onde você pode criar páginas sobre qualquer tema, com arquivos e imagens.
Definindo melhor a concepção de Wikispace, os pesquisadores portugueses o caracterizam da seguinte maneira: é um sítio (site) na Web para o trabalho coletivo. A estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, mas com a funcionalidade acrescida de que qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos criados por outros autores. O Wiki possibilita o desafio do que pode ser a comunicação on-line.
É possível editar ilimitadamente qualquer documento, dispensando baixá-lo no computador.
As tarefas são realizadas on-line e ficam armazenadas na rede. Menos utilizado que o blog, o espaço Wiki permite também a colaboração e a autonomia dos autores, construindo rede de relações. Rede porque o Wikispace permite introduzir link para blogs, fotoblogs, sites etc.
Lembrando o próximo volume deste material de apoio destina uma unidade especialmente
aos procedimentos que envolvem os Wikis.

FERREIRA,2008

É interessante observar que há necessidade de um padrão de
comportamento para convivência em cursos a distância. Organizar uma
comunidade virtual com fins educativos é um desafio se levarmos em conta
que há uma multiplicidade de trocas que se refletem em diferenciadas
formas de aprendizagem. Nesse sentido, além da interação, há outra
palavra-chave: a cooperação. Cooperar é partilhar; e, partilhar tem a ver
com coletividade.

Grupos Operativos com Adolescentes

* Chafi Abduch
Introdução
Sabemos quanto é normal e saudável o homem viver em sociedade. Essa condição social, nos exige freqüentemente reavaliações e resignificações dos nossos marcos referenciais a fim de integrar eticamente nossas diferenças.
Na adolescência, experimentamos essa vivência grupal fora do âmbito social familiar, entrando em contato com diferentes culturas, hábitos, valores, crenças, necessidades etc... Essa tendência grupal tão explícita na adolescência, pode-se tornar um fator de proteção a sua saúde, se tomarmos como referência o conceito da Organização Mundial de Saúde, que nos diz que Saúde é um equilíbrio entre os fatores biológicos, psicológicos e sociais. E não, simplesmente, ausência de doenças.
O grupo para o de adolescente, segundo Eisenstadt, embora seja um importante ponto de articulação de sistemas de personalidade e social de seus membros, nem sempre têm um caráter integrativo, ou está a serviço de promover a integração da personalidade, a solidariedade e a continuidade do sistema social. Pode-se tornar foco potencial de anormalidades ou de propostas de transformação social, o que traz à tona o caráter potencialmente problemático de grupos juvenis e da própria juventude como condição chave para o processo de transmissão da herança social .
Este artigo tem por objetivo sensibilizar profissionais que atuam com jovens e adolescentes em situações de grupo, afim de que possam aproveitar essa oportunidade como um espaço protetor a saúde integral dos nossos jovens. Aos pedagogos, professores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, médicos, enfermeiros, agente de segurança, artesãos, aos líderes comunitários e religiosos, enfim todos que têm contato educativo com adolescentes.
A convicção de que a utilização da estrutura grupal possa ser um instrumento de promoção, prevenção e atenção à saúde integral do adolescente advém de nossos doze anos de experiência como Docente Multiplicador da Saúde Integral do
Adolescente do Ministério da Saúde, junto ao Programa do Adolescente da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Professora Dra. Albertina Duarte Takiuti, assim como nossa formação em coordenação de grupos operativos pelo Instituo Pichon-Rivière de Psicologia Social de São Paulo.
Nesse período, treinamos equipes multiprofissionais, formamos adolescentes agentes de saúde e monitores de grupo, criamos, coordenamos e supervisionamos vários grupos operativos com adolescentes provenientes de famílias nucleares, jovens em regime de liberdade assistida, jovens em situação de rua e institucionalizados, adolescentes prostituídas na zona do garimpo, mães adolescentes, grupos de familiares de adolescentes e professores, entre outros.
Sabemos que pouco andamos, mas convictos de que na direção certa... e somente com parcerias e associações, estaremos corrigindo nosso rumos.

BUSCA WEB

Roteiro orientado para pesquisas na máquina de busca Google
As máquinas de busca oferecem recursos e facilidades de pesquisa muito semelhantes
entre si, apresentando apenas pequenas diferenças em suas funções. Abaixo podemos ver
algumas máquinas de busca:
Hoje em dia o Google é a máquina de busca mais utilizada no mundo inteiro. Seu
mecanismo de busca contém características especiais para avaliação das páginas encontradas,
oferecendo resultados satisfatórios ao usuário, devido à sua relevância.
Vamos conhecer algumas facilidades do Google?
A seguir, são feitas algumas sugestões de pesquisa orientada no Google para você
realizar. Portanto, acesse o Google (www.google.com.br) e aventure-se um pouco no mundo
das informações da Web!
1. Localize sites com imagens sobre:
aprendizagem on line, comunicação síncrona
Passo a passo:
Selecione o link Imagens, digite os termos desejados e faça a pesquisa.
Ex1: aprendizagem on line
Ex2: comunicação síncrona
2. Localize arquivos do tipo PDF com os termos:
estudo autônomo; dados estatísticos da EaD no Brasil
Passo a passo:
Digite os termos desejados e inclua também o tipo de arquivo a ser procurado.
Ex1: estudo autônomo filetype:pdf
Ex2: dados estatísticos da EaD no Brasil filetype:pdf
 Nesses exemplos serão procurados apenas os arquivos do tipo “pdf” (Adobe Acrobat).
2a. Faça o mesmo para arquivos DOC:
Passo a passo:
Ex1: fórum de discussão na EaD filetype:doc
Ex2: dados estatísticos da EaD no Brasil filetype:doc
 Nesses exemplos serão procurados apenas os arquivos do tipo “doc” (Microsoft Word).
3. Pesquise um assunto por meio de páginas semelhantes:
Passo a passo:
Digite os termos desejados e faça a pesquisa.
Ex: pesquisa na web
Clique no link “Páginas semelhantes”.
 Outros resultados com conteúdo similar serão apresentados.
4. Faça uma pesquisa excluindo dela algum termo indesejado:
educação a distância
Passo a passo:
Digite os termos necessários e exclua da pesquisa algum termo que não seja desejado
Ex: educação a distância – cursos
 Neste caso os resultados não considerarão os cursos.
5. Pesquise um assunto pela seqüência dos termos:
ensino centrado no aluno, aprendizagem colaborativa em rede
Passo a passo:
Digite os termos desejados de acordo com a seqüência que se quer e entre aspas
Ex1: “ensino centrado aluno”
Ex2: “aprendizagem colaborativa rede”
 Observe que as expressões serão localizadas na ordem exata de termos.
6. Refine a pesquisa pela inclusão ou eliminação de palavras:
tecnologias de comunicação
Passo a passo:
Digite os termos desejados de acordo com a seqüência que se quer e entre aspas
Ex: tecnologias + comunicação – assíncronas
 De acordo com o exemplo dado, os resultados serão filtrados considerando tecnologias de
comunicação exceto as assíncronas.
7. Localize apenas definições/conceitos de termos:
educação a distância
Passo a passo:
Digite os termos desejados incluindo a expressão define:
Ex: define: educação a distância
 Observe que o resultado da busca considerará apenas definições para o termo digitado.
8. Experimente a busca avançada do Google:
Passo a passo:
Clique em “Pesquisa avançada” no lado direito da tela do Google.
Para realizar uma pesquisa com vários atributos, basta preencher os formulários que se
apresentam.
Pense em um termo que deseja pesquisar e crie alguns atributos para fazer a busca.
 O resultado desta pesquisa considerará todos os recursos preenchidos de uma só vez, por
isso esta pesquisa é considerada “busca avançada”.
Continue essa busca e descubra muito mais!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O crescimento do Ensino a Distância

Há muito tempo não ouvíamos falar tanto em escolas de ensino a distância. Parece que o medo e o preconceito foram colocados de lado e as empresas e até mesmo as instituições vêm olhando para o EAD com bons olhos. Num país tão grande quanto o nosso, onde escolas e faculdades não chegam a todos os lugares, o ensino a distância é importantíssimo para a democratização do conhecimento.

Antigamente, o medo era que o ensino piorasse e que os alunos de cursos presenciais migrassem para os não-presenciais. Hoje se vê que a situação não é bem assim, já que a implantação dos cursos a distância exige tecnologia, infra-estrutura especial e formação de mão-de-obra qualificada. A intenção destes cursos é atuar em áreas ainda inexploradas e inacessíveis.

São várias as universidades federais que já oferecem pelo menos um tipo de curso, seja ele graduação ou pós-graduação. O governo federal também está investindo nesse meio e o seu projeto chama-se “Universidade Aberta do Brasil”.

http://www.vestibular.brasilescola.com/ensino-distancia

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ambientes Virtuais - Fórum de Discussão

O mundo atual está mudando constantemente e as tecnologias estão se tornando cada vez mais avançadas, as informações se alterando a cada minuto, mas isso não se reflete na sala de aula, onde esta evolução é lenta e acaba por não acompanhar o ritmo desta evolução. Na tentativa de avançar nesse sentido, uma das tendências atuais é mesclar ambientes presenciais e virtuais, um complementando ao outro, promovendo o desenvolvimento de metodologias de trabalho, materiais didáticos e de recursos mediatizadores. Este contexto contribuiu para a definição do objetivo que foi construir um ambiente virtual, Fórum de Discussão, a fim de complementar e agilizar o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada utilizou as potencialidades da tecnologia de informação e comunicação para criar um ambiente capaz de transformar a relação educacional de sala de aula e o processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que a conjunção entre os ambientes, presencial e virtual, amplia a visão dos alunos com relação aos conteúdos programáticos e às grandes questões globais. Concluiu-se que o Fórum se constitui numa ferramenta excelente para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, crítico, vibrante, desafiador e transformador de relações e posturas, tanto para o aluno quanto para o professor.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologia da informação; ambiente virtual; ensino-aprendizagem.

Fonte: w3.ufsm.br

2,5 milhões de estudantes mineiros com o Google Apps

Como uma empresa que nasceu dentro de uma universidade, a educação sempre foi um tema central aqui na Google. Foi por isso que a empresa lançou, há quase três anos, o Google Apps Education, uma edição especial das ferramentas de comunicação, colaboração e publicação da Google destinada exclusivamente a instituições de ensino (escolas, universidades etc.). Sabemos que em um país desigual como o Brasil, a educação possui um papel ainda mais relevante para a construção de um futuro melhor para todos nós e que investir em tecnologia associada à educação é fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico do país. É por essa razão que estamos muito contentes em anunciar a assinatura do primeiro acordo para implementação do Google Apps Education no Brasil.

Pelo acordo, assinado recentemente pelo Diretor Geral da Google para América Latina, Alexandre Hohagen, e pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, os mais de 2,5 milhões de estudantes e 165 mil professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais terão acesso às ferramentas Google sem qualquer custo. A cerimônia de assinatura, ocorrida no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, contou ainda com a presença de Vint Cerf, Vice-Presidente mundial da Google, e marcou a celebração do segundo maior acordo de Google Apps Education em todo o mundo.

A Google Brasil continuará trabalhando para colaborar com a expansão do acesso dos brasileiros à Internet e para que nossas ferramentas auxiliem um número cada vez maior de estudantes e professores a melhorar a educação em nosso país.

Fonte: www.pcforum.com.br (em 04/07/2009)

Módulo de Acolhimento - Descoberta de Ferramentas - GOOGLE APPS EDUCATIONS

FERRAMENTA DE EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO E PESQUISA COMUNICAÇÃO:


Considerando a questão da facilidade, podemos afirmar que no campo da educação a distância, alguns recursos têm se configurado como atalhos que otimizam nossa aprendizagem. Em um curso a distância, a eficiência e a freqüência no uso dos recursos disponíveis na plataforma (nesse caso, o Moodle) são fundamentais para a interação e construção individual/coletiva do conhecimento.
Tantos outros ambientes virtuais podem se mostrar úteis no processo de aprendizagem, por possuírem ferramentas de comunicação e interação que favorecem a aproximação dos participantes em um curso. Este é o caso do Google Apps Education. Trata-se de um software com recursos de e-mail, editor de texto e agenda. Todas essas ferramentas são hospedadas pelo Google, não sendo necessário fazer downloads ou instalar softwares específicos.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLABORATIVO: Iniciando o projeto colaborativo

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLABORATIVO: Iniciando o projeto colaborativo

Iniciando o projeto colaborativo

Atualmente os ambientes virtuais de aprendizagem estão se desenvolvendo rápido e progressivamente, possibilitando a integração e formação de grupos de trabalho e pesquisa, focados em resultados práticos e objetivos.
Com o uso de ferramentas tecnológicas eficientes, todos os envolvidos passam a ter papel fundamental nas discussões e tarefas a serem realizadas, podendo interagir em tempo real, mesmo que a distância distintas.
A formação de um projeto colaborativo, exige que as aspirações individuais de cada um se tornem experiências práticas para o bem comum do grupo.
Muitos são os problemas encontrados nessa proposta de ensino mas muitos educadores avaliam como sendo extremamente positiva, principalmente pelo fato de estar a distância, o grupo necessita de maior interação e busca de informações, o que aumenta significativamente o interesse pela pesquisa e "quando os alunos questionam, o processo transcende as formas de comunicação e dá lugar ao de transformação".

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1636693-projetos-colaborativos-desafios-vantagens/